INTRODUÇÃO

A União Feminina Missionária Batista do Brasil é uma instituição comprometida em viabilizar a educação cristã missionária de crianças, meninas, adolescentes, jovens e mulheres, a fim de que se comprometam com a expansão do reino de Deus.
Para cumprir este propósito, a UFMBB

1. oferece educação cristã missionária na igreja local;

2. capacita líderes para a obra cristã missionária na igreja local e campos missionários;

3. produz material necessário para a educação cristã missionária.

A educação cristã missionária na igreja local ocorre por meio das organizações missionárias – Amigos de Missões, Mensageiras do Rei, Jovens Cristãs em Ação e Mulher Cristã em Ação.

Estas organizações, ao longo dos anos, têm contribuído para a formação de uma consciência missionária. Elas são responsáveis pelo despertamento de vocações que se cumprem nos campos missionários ou no viver diário daqueles que compreendem que é seu dever cumprir o ide de Jesus.
Reafirmando seu compromisso de promover e viabilizar a educação cristã missionária, e atenta às mudanças sociais e eclesiásticas dos tempos atuais, a UFMBB entende que é tempo de repensar sua dinâmica de trabalho, para que seja possível ampliar o alcance de sua proposta educacional.

JUSTIFICATIVA

1. O perfil da criança, do adolescente, da jovem e da mulher de hoje é diferente.

2. O número atual de organizações não corresponde ao crescimento de número de igrejas.

3. Apesar dos esforços para conquistar as mulheres mais jovens, elas ainda não se sentem atraídas pela dinâmica de trabalho em vigor.

4. Estamos perdendo grupos de mulheres que, embora estejam engajadas em outros ministérios, não estão sendo alcançadas com uma proposta educacional que visem ao seu desenvolvimento integral, com objetivo de atender ao ide de Jesus.

PROPOSTA DE ENSINO DE MISSÕES NA IGREJA LOCAL

Tendo em mente o cenário descrito nas justificativas, buscando a orientação e a direção de Deus, após vários estudos, chegou-se à seguinte proposta para o ensino de Missões na Igreja Local:

 

 

2.1. Encontros Mensais

A proposta é que as mulheres cristãs em Missão se reúnam mensalmente em um encontro, que poderá ser realizado na igreja, em dia e horário mais acessível. O encontro será dividido em dois momentos:

  • Primeiro: Neste primeiro momento, de aproximadamente 45 minutos, o grupo estará todo reunido para uma parte devocional e para a apresentação do estudo mensal editado na Visão Missionária. Além disso, haverá um momento para informações sobre a obra missionária no Brasil e no Mundo e um momento para a promoção de Educação Cristã Missionária.

  • Segundo: Neste segundo momento, de aproximadamente 45 minutos, os grupos específicos se reunirão em salas separadas para refletir em torno de temas que sejam do seu interesse. Para tanto, irão utilizar os artigos editados em Visão Missionária, com exceção das jovens, que terão à disposição artigos publicados na Ela – Vida & Missão.

2.2. Encontros Semanais

Semanalmente, as mulheres poderão se reunir nos lares em PGMs, agrupando-se por proximidade. Nestes encontros serão utilizados os roteiros de PGMs publicados em Visão Missionária ou Manancial.
Na semana em que houver Encontro Mensal, os PGMs não se reúnem, para que todas participem da programação mensal.
As mulheres também poderão se reunir semanalmente para oração e intercessão. Nesses encontros, as mulheres serão incentivadas a orar seguindo as sugestões do Projeto Mulheres Intercessoras.

2.3. Reuniões deliberativa e de planejamento

Trimestralmente, um período do encontro mensal será destinado a planejamento e deliberações. As mulheres poderão ainda, se desejarem, se reunir em dia e horário mais acessível especificamente para reuniões de planejamento e deliberativa.

2.4. Atividades

As mulheres cristãs em Missão deverão promover as seguintes atividades: Oração em favor de Missões Nacionais, Oração em favor de Missões Mundiais, Dia Batista de Oração Mundial e Dia de Educação Cristã Missionária.
Para a promoção do Dia de Educação Cristã Missionária, as mulheres cristãs em Missão deverão realizar, no mês de junho, em conjunto com os Amigos de Missões e as Mensageiras do Rei, uma programação especial com o objetivo de divulgar a relevância da educação cristã missionária na igreja, do despertamento de vocações e do sustento das nossas casas de ensino – CIEM E SEC.
As mulheres poderão, ainda, realizar outras atividades, conforme seu planejamento, tais como: retiros, acampamentos, congressos, reuniões de intercâmbios, estudo de livros em classe, festas e momentos de lazer, chás etc.

3. Diretoria

A organização Mulher Cristã em Missão terá uma coordenadora geral, uma vice-coordenadora, uma secretária, uma coordenadora de PGMs e uma líder para cada um dos grupos específico. Ainda farão parte da diretoria as orientadoras das organizações Amigos de Missões e Mensageiras do Rei.

A coordenadora geral coordena o funcionamento geral e o funcionamento dos grupos específicos.

A vice-coordenadora substitui a coordenadora geral, apoia e incentiva o trabalho dos grupos específicos e administra as finanças.

A secretária registra as reuniões de planejamento e deliberativa, cuida da correspondência da organização, prepara e envia os relatórios.

A coordenadora de PGMs orienta a formação dos PGMs, acompanha o desenvolvimento dos grupos, orienta as líderes de cada PGM e coordena, juntamente com elas, as ações de compaixão e graça.

Caso a igreja já adote a estratégia de pequenos grupos multiplicadores, a coordenadora deverá trabalhar subordinada à liderança do pastor e/ou do coordenador de PGM da igreja.

A coordenadora de estudos e eventos planeja e coordena, juntamente com a coordenadora geral, estudos mensais, sociabilidade e eventos e mobiliza as mulheres para realizar a atividade de entrega da Bíblia Branca.

As líderes de grupos específicos (Jovem, Singular, Mãe e Plena) planejam, juntamente com a coordenadora geral, as ações voltadas para o grupo que lideram, dirigirem a reunião do grupo específico e mobilizaram as mulheres do seu grupo nas ações e encontros/reuniões.

As orientadoras de AM e MR cumprem as atribuições do cargo de orientadora das organizações AM ou MR, representam e promovem as organizações AM e MR nos encontros de Mulher Cristã em Missão, participam das reuniões de planejamento de Mulher Cristã em Missão, poiam as atividades de Mulher Cristã em Missão e delas participam ativamente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Sem abrir mão de sua missão, de seus valores e objetivos, a UFMBB dá início a um novo tempo, com mudanças que irão contribuir para que cada vez mais mulheres estejam comprometidas com a expansão do Reino de Deus.

Com esta proposta, aprovada por seu Conselho Executivo em 11 de março de 2017, a UFMBB pretende fortalecer as organizações existentes e ampliar seu alcance, promovendo o início de novas organizações.

nício de novas organizações.